quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Hipocrisia e afins


Hoje pensei muito sobre a hipocrisia e a falta de transparência que existe nas relações. Cheguei a conclusão que elas são mantenedoras de uma suposta "ordem", uma fachada, uma superficialidade necessária para que não se mexa muito nas estruturas. Imagino a revolução que aconteceria no mundo caso a consciência coletiva conseguisse chegar a um ponto de eliminar ao menos 50% da hipocrisia. Quanta coisa seria desnecessária! Quanta gente deixaria de ganhar com isso, seja dinheiro, manipulação, poder.
As frases mais frequentes: ah se divirta! Ah pra que pensar, isso é normal, parte do ser humano! Essa frase "é normal, faz parte do ser humano" tem me incomodado esses dias. É o maior alibi para o comodismo, para a falta de atitude.
Ok, muitas coisas são parte do ser humano, mas será que também não é parte do ser humano elevar a consciência? Não seria a busca pela felicidade um dos sentimentos mais humanos que existe? E por que ainda escolhemos caminhos tão difíceis que nos levam ao contrário?(Faço essa pergunta a mim mesma também). O que estamos ganhando com isso???

Estou cansada da minha própria superficialidade e da que me rodeia.

P.S: Contra hipocrisia muitos e muitos girassóis!

"Se quero ter sucesso como pintor, preciso romper essa parede de ferro entre o que sinto e o que consigo expressar."
Van Gogh

Um comentário:

Caipira acid disse...

Preciso quebrar a barreira entre o que desejo e o que consigo executar se quiser ter sucesso. Mal consigo entender como manusear o que chamam de tecnologia. Essa é outra barreira que preciso quebrar. O tempo todo quebrando barreiras. Se tivesse tido alguma experiência como pedreira talvez hoje me sentisse mais tranquila e capaz de, primeiro encarar qqer barreira para, depois, rompê-la. A Torre de Babel nunca esteve tão atual. Acho que se voltar a estudar história da antiguidade, vou entender melhor as necessidades e as ferramentas disponíveis para romper barreiras....sejam elas quais forem.