segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Magnolia




"I have so much love to give, I just don't know where to put it" Magnolia

Realmente chego a conclusão que os filmes é que escolhem a gente. Alugar Magnólia depois de anos, foi uma surpresa e uma coincidência (se é que elas existem) maravilhosa. Lembrava que o filme era muito bom, mas revê-lo com o olhar de hoje torna-o extremamente significativo. Tá certo que ele estava por perto já, ouço muito a trilha no carro, mas vê-la no filme, cara é outra coisa.

Depois dele vieram Beleza Americana (também era uma flor, que não tinha perfume), Crash, 21 gramas e alguns outros, que também jogam uma lente de aumento nos detalhes da vida e mostram como no final das contas, somos tão comuns, sofremos e queremos as mesmas coisas. A tal da impermanência, onde tudo está em constante movimento e muda o tempo todo sem que tenhamos o menor controle. Isso deveria nos dar uma perspectiva mais centrada da vida, sabendo que a natureza de tudo é passageira, portanto, não há felicidade nem dor que dure para sempre, o importante é a paz interna.

Assistir Magnólia reforçou minhas idéias, e minhas meditações recentes sobre como escondemos nossas sombras em busca de aceitação e como tudo o que precisamos é que alguém nos olhe e assim nos dê vida (e que façamos o mesmo com o outro). Sim porque um olhar dá vida a outra pessoa. Percebê-la como ser humano como você, entrar em contato com sua essência, estabelecer conexão, isso dá muita vida a todos nós, nascemos a cada olhar que lançam sobre nós e que lançamos sobre o outro (Lama Padma Santem me despertou pra isso). E não adinta fugir, desista, há uma interdepência maior que tudo que faz com que estejamos ligados e que nossas vidas realmente funcionem como dominós, nossas escolhas afetam muito mais coisas do que imaginamos, para bem ou para mal.

Pare um pouquinho de espiar realities na TV, e dê uma olhada na sua mãe, no seu vizinho, colega de trabalho. 'As vezes um pouquinho de atenção, um ouvido que atenta as palavras do outro, um olho no olho que compartilha, é tudo que se precisa para quebrar o gelo, para transformar situações.

E não precisamos esperar que chovam sapos pra isso.


"Is love what you tought
When you first began, yeah
You got what you want
You can hardly stand it, though by now you know
It's not going to stop
It's not going to stop
It's not going to stop til you wise up

You're sure there's a cure
And you have finally found it
You think one drink
Will shrink you till you're underground and living down

But it's not going to stop
Till you wise up

Prepare a list for what you need
Before you sign away the deed
'Cause it's not going to stop
It's not going to stop
Till you wise up

It's not going to stop


So just give up"

Nenhum comentário: