sábado, 24 de fevereiro de 2007

Responsabilidade universal


"Estamos como um boi em direção ao matadouro andando em prados floridos. Como são agradáveis esses prados, essa corda no meu pescoço é boa pq me dá segurança. Mas me esqueço que ando em direção a morte..."
Lama Padma Santem

Dia de ensinamentos com o Lama no CEBB. Seguem os pontos que mais me tocaram:

A importância de ver com amplitude para gerar compaixão. Quando fixamos em um ponto, surge a ignorância, o julgamento, a competição, porque estamos autocentrados. Mas se soubermos olhar amplamente as questões, veremos brotar a compaixão, tudo fica relativo pq passamos a incluir as outras pessoas na nossa visão.
Essa foi a grande sacada pra mim da palestra de hoje com o Lama. Algo que tenho me empenhado em fazer e sei o quanto custa a meu ego, meu orgulho, minha identidade de quem gosta disso e não daquilo. Mas sigo empenhada, é uma escolha que fiz nesse momento, já que sei os resultados do contrário. Tem sido libertador, nos momentos em que consigo abstrair do eu, eu, eu, outros, outros, outros.

Responsabilidade universal e indiferença. Muitas vezes nos consideramos inofensivos ao que somos indiferentes, mas é justamente o contrário. Somos coniventes na medida em que todos nós temos responsabilidades para com o mundo, visto que somos seres senscientes. Ou seja você pode não prejudicar e nem ajudar o meio ambiente por exemplo, mas a sua omissão não impede que ele seja destruído e isso logo mais cairá sobre você.

Mudança de linguagem. Fazer uma tentativa de nos comunicarmos mais através da linguagem da energia que das palavras, pois as palavras são passageiras e nós somos pura energia. Trocamos energia a todo momento. Ele citou o exemplo do Dalai Lama (e quem já o viu pessoalmente vai concordar): vc sai de uma palestra com ele leve, como se muita coisa tivesse mudado em vc e não se sabe o que é. Você pode nem lembrar de uma palavra, mas a energia está ali.

A mesma coisa acontece cada vez que vejo o Lama Padma Santem. Por mais que levem 2, 3 horas de ensinamentos, saio com um profundo sentimento de leveza. Posso até me esquecer de muitas palavras mas tudo vai fazendo mais sentido a partir dali, tudo vai clareando, confortando de imaginar que há outras escolhas disponíveis e que são boas não só pra mim, mas também para os outros. Naquele momento parece que tudo tem uma solução bonita. (E não é que tem?)

Obrigada Lama, por mais uma generosa oportunidade.

4 comentários:

Gustavo Gitti disse...

Ótimo blog, Ale!!! Fico feliz em ter uma companheira blogueira como você.

Você parecia estar muito bem na última palestra do lama. Estava brilhante. Pena que acabei não conversando contigo.

Abração,

Gu

Alê Marcuzzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adorei Alê!

Uns dias atrás estava pensando junstamente nisso. As pessoas estão cada vez mais egoístas. Todo mundo pensa em como realizar seus objetivos, principalmente os que de alguma forma estão ligados ao tema financeiro; pensam só pra frente e se esquecem de pensar no que está ao redor. E pior que isso, na minha opinião, é que nos esquecemos de pensar em nós mesmos, por que essa seria a melhor maneira de começarmos a pensar nos outros. Por isso achei tão bacana sua idéia de criar o seu blog. Um espaço pra refletir, crescer e começar a pensar no que está ao redor.

Um beijão,

Paulinha

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado