quarta-feira, 16 de maio de 2007

Amar



"Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?

Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz a praia,
o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?

Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.

Este o nosso destino: amor sem conta,
dsitribuido sobre as coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente de mais e mais amor.

Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito,
e a sede infinita."

Carlos Drummond de Andrade

Alguém resiste? Amar como Drummond? Amar voando, um amor com morada...
Expurgando, limpando, purificando, a sementinha cresce, plantinha frágil procurando brecha pra crescer.
Raízes fortes, muita seiva, porque ama.
Tenho amado a vida mais e mais, não quero mais sofrer, me adoecem os dramas, o verbo me esvazia.
Porque eu quero vida, e vida é o movimento, vida é vivida, não é falada, nem discutida, é um silêncio gostoso da paz de estar inteira.
Eu amo tudo que me rodeia e me penetra, me enche, me faz brilhar os olhos.
Meus olhos estão cansados de ver, selecionar, julgar, analisar
Brilhando me cegam pro superficial e me abrem pro infinito.

Eu quero amar maduro como fruta fresca, saboreada, sentida, degustada.
Amar livremente das amarras do medo, do trauma, da expectativa.
Se a sensação invade e enche o peito, por que não amar?
Hj contei com muita cura, vinda de muitos e muitos lados, ironicamente de onde eu menos esperava...
Não é lindo como a vida é surpreendente?

Me surpreenda Universo, eu quero ser surpreendida.


P.S: Agradecimentos especiais, Fabiano pela poesia e olhar tão cuidadoso
Ana pela magia das suas mãos

Nenhum comentário: