terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Lições de flerte parte 1

Tenho assistido inúmeros filmes de vários estilos e gêneros. De filme em filme hoje me veio um insight: as comédias românticas são, no mínimo ótimas lições de flerte. Ok, muitas vezes parecidas, lugar comum, mas por admirar as ótimas saídas pras conquistas, acho que de alguma forma pode ser uma boa inspiração para homens e mulheres. Não que devamos copiar essas personagens, mas não custa nada se inspirar um pouquinho em algo mais original, cool, espontâneo e até puro (no sentido de motivação) que esses personagens têm.
A proposta desse post é algo leve, sugestão pros muitos desencontros onde a sinfonia começa até com boa melodia mas termina desafinada (e muitas vezes frustrante).
Após muitos relatos e indignação que tenho ouvido, uma amiga deu uma definição interessante pro que pode acontecer com as relações: a síndrome do fim do mundo. "Parece que o mundo vai acabar e as pessoas não querem perder tempo algum. Se aqui não rola o que eu quero, tchau vou procurar em outro canto. Os homens e as mulheres estão desesperados por uma definição e ficam completamente imediatistas. Só param por um tempo qdo encontram exatamente aquilo que queriam." Detalhe que encontrar exatamente o que querem a maioria das vezes é de forma utilitária, como qualquer outro objeto de consumo. Tem-se claros os requisitos pré conceituados e daí a pouca tolerância, por procurar preencher uma lacuna e não se relacionar humanamente com tudo que isso inclui.
A motivação com que se flerta é o que vai dar a linha dali pra frente, então é bom contemplar o que realmente se quer antes de sair impulsivo sem direção pra saciar desejos autocentrados. Dessa forma ninguém tem nada a ganhar a não ser um "mais do mesmo" vazio.

Pra manter a linha e principalmente o bom humor, alguns personagens masculinos de atitude e presença que nos inspiram a viver de forma espontânea, lúdica e aberta as relações amorosas. Os exemplos são apenas masculinos pois além de ser minha preferência são eles que nos conduzem, exatamente como acontece numa dança ;-)


"Sem reservas"- A chef de cozinha durona se apaixona por um cozinheiro da sua equipe. Ele é bonito, gostoso, charmoso, interessante, mas principalmente livre e extremamente habilidoso. Livre no sentido de não se intimidar com as resistências dela e continuar na motivação e habilidoso para driblá-las de forma suave que ela mesma não tenha mais controle. A melhor cena é quando ele não a beija, a deixa no vácuo e depois vai saciando em doses homeopáticas. Estilo delicioso justamente por não ser motivado por joguinho de competição.

"Nunca é tarde para amar" Uma produtora de TV de 40 anos se apaixona pelo ator de 29. Esse filme é uma delícia! O bom humor dos dois como casal, as sacadas, a espontaneidade é muito gostoso de ver. A leveza dele é o principal ingrediente diante da confusão dela e a autenticidade de não se intimidar em ser espontâneo. Adoro a cena em que ele dança sozinho na pista todo atrapalhado e quando eles ficam sozinhos na casa dela e a sedução vai pro pastelão total.

"De repente 30" A linda e bem sucedida editora de uma revista famosa se apaixona pelo amigo que menosprezava na infância. Bom, nesse caso falamos nada mais nada menos que Mark Ruffalo que merecia um post só dele, porque o cara tem o dom de ter interpretado excelentes personagens, que juntos dariam o homem "perfeito". Não há como não notar seu encanto low profile, lindo, inteligente, cool e tem presença.
No filme ele vai ocupando os espaços que vão surgindo de uma forma muito tranquila, sem competir com ela, sem fazer joguinho por ter sido rejeitado antes. Ele vai se abrindo e deixando rolar (mesmo estando prestes a casar...) o que a faz observar e ter vontade de se aproximar cada vez mais. Eles dançando Thriller é ótimo mas a cena que eu mais gosto é dos dois no parque mascando chiclete e lembrando da infância, cumplicidade lúdica e de uma "inocência" muito gostosa.

"Um bom ano" Engraçado ver o Russel Crowe "Gladiator" numa comédia romântica, mas ele não fez feio, o cara tem seu charme e ponto. História de um estressado, materialista e frio executivo do mercado finaceiro que se envolve, de maneira bem inusitada, com a traumatizada dona de um restaurante na Toscana. Ok, o cenário ajuda muuuito, mas a cena em que ele trabalha de garçom por um dia e como vai conquistando a moça é muito hábil, entrando no mundo dela de leve e com humor ele consegue cada vez mais abertura.
Adorei a seguinte fala :" Forgive my lips, they find joy in the most unusual places." (Perdoe meus lábios, eles acham alegria nos lugares mais inusitados)

Os filmes são repletos de fantasia e fantasias podem servir de inspiração para um bom começo, não é? ;-)

3 comentários:

Breno disse...

Ótima reportagem!
Estes filmes estão devidamente anotados! Gostei bastante da sua análise, que bate com alguns estudos que tenho feito em relação aos relacionamentos amorosos.
Beijos!

Unknown disse...

Eu sempre amei o antes do amanhecer, foi um filme que tem uma historia diferente para mim. De qualquer forma sempre quis ter aquele tipo de relação, e anos depois acabei tendo algo similar.

Visitei Vienna só por causa desse filme

Alê Marcuzzi disse...

Grata Breno! Fabio, eu amo esse filme, aliás os dois, ele não se enquadra como comédia romântica, mas com certeza é inspirador como motivação de flerte. Eu tb vivi duas histórias parecidas e fugazes, sem dúvidas o cenário de uma bela viagem colaboram muito ;-)