terça-feira, 31 de agosto de 2010

Homens reais - Rodrigo Cardoso



O quarto generoso entrevistado é um amigo recente que parece que conheço há anos! Ele deu vários feedbacks sobre a entrevista e achei bem bacana que tenha agregado os comentários as perguntas. As respostas são profundas, uma das que mais chamou minha atenção é a da pergunta 07: "A beleza é que, com essa prontidão de ambos, conforme a relação vai se tornando mais e mais complexa, os amantes vão se tornando mais e mais maduros e plenos!"
P.S: Aguardo mais um quinto generoso elemento para ser o último entrevistado masculino! ;-)

Nome: Rodrigo Cardoso
Idade: 36
1. Que tipo de mulher entende melhor os homens?
 Não acredito em "tipos" e nem em generalizar os homens, como se todos fossem iguais, então vou falar de um contexto que considero fértil pra que uma mulher possa me entender: Ela precisa se esvaziar de todo e qualquer conceito que tem sobre “homens” em geral e sobre a minha pessoa em particular, e se propor a me escutar sem avaliações e julgamentos. Quando digo escutar, entenda-se principalmente ler nas entrelinhas, ou seja, menos o que está sendo dito em palavras e mais o que está sendo expresso corporalmente, pelo olhar e comporta-mental-mente.


2. Quais as características de uma mulher que você admire que melhor represente o feminino?
Abertura, aceitação, entrega. Sensualidade, qualidade de presença, capacidade de doação e de cuidado amoroso. Admiro também o arquétipo da guerreira, que vai a luta e protagoniza o próprio destino.


3. Há alguma crença que vc tinha sobre as mulheres/relacionamentos e que está reavaliando atualmente?
Quando eu era criança, acreditava que as mulheres eram ou fadas ou bruxas... hoje percebo que elas são fadas e bruxas! Outra crença que alimentei por muitos anos é a da ‘alma gêmea’... tanto que escrevi há uns anos um poeminha endereçado pra tal...
A Cara Metade
Não sei se essa ânsia de te encontrar
talvez provinda do enorme vazio de ser,
me faz melhor ou me afasta de você...
...da possibilidade de te re-encontrar.
Onde você está?
Será que ainda me espera?
Será que já cruzamos os olhares
no vazio orbitar das esferas?
Hoje, porém, procuro não acreditar nem duvidar. E, pra me curar, procuro não procurar.


4. O que os homens realmente querem?
Posso te dizer o que eu quero e jamais o que os homens querem, pois cada ser é único...
Bom, o meu querer muda tanto que qualquer coisa que eu possa escrever aqui-agora, talvez já não se aplique no aqui-agora que você estiver lendo, mas vamos lá: quero construir uma relação-a-dois baseada na cumplicidade e confiança, que seja leve e eleve. Bem humorada, mas sem fugir das sombras e conflitos. Também apimentada com paixão, tesão e aventura. Quero uma relação equilibrada no sentido de ser cultivada e cuidada igualmente por ambos.


5. Onde você acha que os homens mais erram na hora da sedução? E onde acertam?
Quem são “os homens”? (homens em geral, com que convive ou observa)
Eu acerto* quando sou ousado e quando aceito meus erros* (pois assim, uso-os a meu favor). Chamo de ousadia, vencer o medo de tentar e se dar mal, de parecer ridículo... Encontrar forças apesar do medo vaidoso, para demonstrar interesse de forma criativa/positiva e com bom humor... buscando a clareza de ver como tocar o coração daquela pessoa em especial, naquele contexto único, sem recorrer a fórmulas.
É preciso também ter a sabedoria do momento de tirar o time de campo... fazer o que está ao seu alcance e então, entregar pro universo...
*(Não gosto de pensar em termos de “erros” e “acertos”, pois na minha opinião, limita muito a nossa visão, como se apenas existisse o preto e o branco e assim, perdemos de vista todo o esplendor do arco-íris e o espectro sem fim de cores intermediarias...)


6. Onde você acha que as mulheres mais erram no relacionamento com os homens? E onde acertam?
Cada caso é um caso. Como já disse, não existe relacionamento entre “homens” e “mulheres” e sim entre um determinado ser e outro determinado ser (seja homem/mulher, homem/homem ou mulher/mulher) e suas infinitas possibilidades de interações. Então, na minha opinião, o erro* ( implícito na pergunta) está exatamente em generalizar.
Tanto mulheres, quanto homens tendem a cair na mesma armadilha: A projeção. Vemos no outro a nossa própria sombra projetada. E costumamos apontar o dedo pra algo que nos incomoda no outro, sem perceber que estamos falando de algo nosso, que foi escondido nos porões na nossa (in)consciência... No fim, a maioria de nós, sem perceber, se relaciona muito mais consigo mesmo (através do outro) e poucas vezes enxerga realmente a pessoa amada.


7. Quais as maiores confusões que vc vê na relação entre homens e mulheres? Como simplificá-las?
Leia a resposta anterior. E pra simplificar, talvez reconhecer e aceitar a imensa complexidade implícita no relacionar-se. Quando digo aceitar, não significa se colocar numa atitude passiva e fatalista, e sim lidar com a realidade tal como ela é, sem tentar simplificar uma coisa que não é simples... assim podemos aprender a conviver da melhor forma possível com tudo o que emergir da relação para crescermos juntos.
A beleza é que, com essa prontidão de ambos, conforme a relação vai se tornando mais e mais complexa, os amantes vão se tornando mais e mais maduros e plenos!


8. Casamento, morar junto, relacionamento aberto ou solterice? Por que?
Casamento, morar junto, relacionamento aberto e solterice... ambos têm o seu momento. No meu momento atual, estou buscando algo novo, que provavelmente desafie o status quo: Seria algo como um relacionar-se abertamente em casas separadas. E por que? Porque já vivi alguns casamentos e percebi que a minha natureza gosta de um equilíbrio saudável entre a intimidade e privacidade... Entre o espaço comum, e o meu espaço... Entre as trocas e o recolhimento, etc


9. O que você pensa sobre infidelidade?
Primeiro você precisaria definir fidelidade... Ser fiel a quem? À minha natureza? Ás expectativas do outro? (...)
Pra mim, ser fiel é seguir a verdade interior e conseqüentemente participar ao par meus intentos e minhas escolhas – de forma sincera e transparente. (Muito embora eu possa tranqüilamente optar por viver uma relação em que se tem um acordo de não sair com outras pessoas. Só não tenho convicção se a longo prazo isso é saudável pra própria relação). Creio que a questão central aqui é a liberdade e autonomia para se fazer escolhas. Quando temos maturidade e estamos amando e realmente envolvidos, é natural não ter vontade de sair com outrem... a coisa simplesmente flui assim... nada precisa ser combinado. Por outro lado, quando há o temor, é porque falta algum ou alguns desses componentes – amor, maturidade, envolvimento – e, neste caso, considero improdutivo pra relação, qualquer acordo baseado na insegurança.


10. O que precisa para o sexo ser significativo e marcante pra você?
Antes de tudo, amor! A partir daí, tudo flui: Química, pele, cheiro... É preciso uma escuta atenta pra sincronizar os ritmos e os dois corpos dançarem como um só e as energias se fundirem e pulsarem juntas numa espiral ascendente... Só aí, cria-se uma situação propícia para êxtases luminosos a dois e a dissolução oceânica ou expansão da consciência.


11.Quais suas melhores habilidades? O que de melhor tem a oferecer para uma mulher?
Creio que a minha melhor habilidade é a abertura para o diálogo. Ofereço uma escuta atenta, e o olhar que procura ver a essência por trás das aparências.


12. Qual a maior emoção que uma mulher despertou em vc? Qual o momento de maior abertura que teve com uma mulher?
Já tive algumas catarses de choro primal durante o orgasmo, que foram momentos inesquecíveis! Mas sem sombra de dúvida, o parto da minha segunda filha (não por acaso chamada Vida), foi a um só tempo, o momento de maior abertura e a maior emoção vivida nesta vida! Eterna gratidão a essa três mulheres que me propiciaram isso: Dani (mãe), Vida (filha) e Dra. Betina (obstetra de partos naturais)!!!


13. Qual a melhor experiência que teve em uma relação? O que não faria de novo?
A melhor experiência: - um Samadhi ou Nirvana a dois.
Espero não fazer de novo: Trocas de acusações e agressividades gratuitas.


14. O que te faz homem?
O que me faz homem: O culto ao feminino.


15. Qual seu maior propósito de vida?
Viver cada instante com a plenitude do meu Ser.


16. Se pudesse escrever algo para as mulheres ou para uma em especial, o que diria?
Como assim, se eu pudesse!? Eu posso! ...E o farei em forma de poesia:
PARTIDAS E CHEGADAS
Meu coração é um porto
pessoas vêm e vão
A despedida é sempre triste
mas nada é em vão
Depois do inverno vem a primavera
e com ela a bonança
E desabrocha a esperança
na quimera de um oceânico verão
As ondas oscilam no eterno movimento
de permanecerem onde estão
Assim também em nós - dor e prazer
se alternam no oceânicoração
Confesso não ter superado minha última perda
mas o tempo é patrão
E, como tal, afobado, sem ter me consultado
trouxe nova embarcação
Nas águas do tempo
algumas pessoas ficam mais
outras, meia estação
Assim é a vida:
O coração se despedaça em cada despedida
mas nunca em vão
E a dor da saudade nos convida a uma nova vida
Vai-se a ferida, fica a gratidão!

2 comentários:

Ander disse...

Oi,

cheguei aqui através da amiga de uma amiga sua e gostei do que encontrei. Na ausência de um outro candidato pra essa série de entrevistas, me candidato. Também escrevo e tenho um pequeno blog: http://devaneiossurtosedescaramentos.blogspot.com/

Meu email é anderanso@gmail.com

Beijos e sorte.

Anderson

Alê Marcuzzi disse...

Olá!

Muito prazer em conhecê-lo, dei uma olhada no seu blog e gostei muito do que vi grata por compartilhar.
Depois me conta qual a amiga, fiquei curiosa e se está disposto a responder a entrevista pode me enviar: alemarcuzzi@yahoo.com.br, vou adorar!

namastê

Alessandra